Com objetivo de conduzir protocolos experimentais nas culturas da soja, milho e cana-de-açúcar, a empresa conta com um acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com a equipe do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Barretos. Já são três anos de início das atividades e, desde então, diversos ensaios com mais de cinco produtos foram desenvolvidos com sucesso.
O espaço experimental possui 52ha próprios, além de duas fazendas parceiras onde também são realizados testes em campo com safra e segunda safra. Nestas áreas estão sendo conduzidos estudos de doses, novas formulações e diferentes modalidades de aplicação dos produtos biológicos.
Figura 1. Vista aérea de uma das áreas experimentais: dois experimentos em blocos casualizados de milho tratado com produtos biológicos.
Além do campo experimental, o instituto conta com laboratórios de entomologia e microbiologia onde são realizadas análises prévias e estudos de biologia molecular. Fazendo uso de tecnologias modernas que asseguram a qualidade dos projetos antes mesmo da instalação em campo.
Dando mais um passo rumo ao futuro, a Biocontrol estrutura agora sua primeira casa de vegetação dentro do instituto. Com ambiente controlado, esse espaço permitirá ampliar a qualidade e a quantidade de ensaios conduzidos simultaneamente. Além de beneficiar diretamente estudantes e pesquisadores envolvidos no projeto.