Atualmente, a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva spp.) está presente em diversas regiões, com elevadas populações no centro-sul e em alguns estados do nordeste do país, causando danos severos à produtividade e à qualidade da matéria-prima.
O clima apresenta grande influência na dinâmica populacional desta praga, pois com o início da estação chuvosa ocorre a eclosão dos ovos, aumentando o número de indivíduos. Este gênero é encontrado com mais facilidade na cana soca, porém, em regiões com alta pressão populacional ou em áreas próximas às pastagens, pode-se encontrar a espécie até mesmo em cana planta.
O nome da praga está ligado ao seu hábito alimentar: quando jovens, se alimentam das raízes e radicelas das plantas de cana; entretanto, os danos são causados tanto pelas ninfas quanto pelas formas adultas.
O manejo do inseto deve iniciar-se com um eficiente monitoramento da praga. Isso deverá ser realizado no início do período chuvoso e seguir durante todo o período de infestação, para que se possa acompanhar a evolução ou o controle da praga.
Conheça a melhor solução para o controle biológico dessa praga e afaste os prejuízos e danos à sua produção.
Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou crítica?
É só preencher o
rápido formulário abaixo e responderemos o mais breve possível.