O inseto conhecido como broca da cana (Diatraea saccharalis) é considerado uma das principais pragas da cana-de-açúcar. A broca preocupa produtores do Brasil todo devido ao seu alto índice de infestação e prejuízos causados, que chagam a 30 toneladas de cana por hectare ao ano.
Essa praga causa danos diretos e indiretos à cana-de-açúcar. Os danos diretos são causados pelo ataque da praga no colmo, formando galerias que impedem o fluxo da seiva e podem, pela ação do vento, causar a quebra ou tombamento das plantas.
Também podem ocorrer danos indiretos como perda de peso, morte das gemas, secamento dos ponteiros (coração morto), enraizamento aéreo e brotações laterais. Além disso, os orifícios deixados pela broca da cana também servem como porta de entrada para patógenos, como exemplo o fungo Colletotrichum spp. causador da podridão vermelha.
O monitoramento é realizado desde a fase vegetativa até a maturação da planta. O levantamento da quantidade de lagartas presentes, terá início quando as plantas apresentarem os primeiros internódios visíveis, cerca de 3 meses de idade, devendo ser realizado a cada quinze dias ou uma vez por mês.
Conheça a melhor solução para o controle biológico dessa praga e afaste os prejuízos e danos à sua produção.
Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou crítica?
É só preencher o
rápido formulário abaixo e responderemos o mais breve possível.