Bouveriz Biocontrol®
Bouveriz Biocontrol é um inseticida biológico com isolados do fungo Beauveria bassiana que ocorre na natureza infectando insetos. O fungo age por contato ao encontrar a superfície do inseto. Coloniza o hospedeiro, levando-o à morte.

Essa colonização e morte do inseto ocorre entre 4 e 10 dias. Após esse período, em condições de alta umidade aparece sobre o corpo do inseto um mofo branco.

Para a cana-de-açúcar, esse bioinseticida tem sido usado no controle da broca-gigante (Telchin licus), do bicudo-da-cana (Sphenophorus levis) e de altas populações da broca-da-cana (Diatraea saccharalis), com excelentes resultados. As dosagens de Bouveriz Biocontrol® estão diretamente relacionadas com os níveis populacionais da praga nas amostragens. Assim, surge a possibilidade do emprego do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana.

Em parceria com uma usina na região Norte/Nordeste, a Biocontrol conseguiu desenvolver um excelente método para o controle da broca-gigante (Telchin licus) praga de difícil controle que tem afetado os canaviais do norte e nordeste e com presença confirmada Goiás e Limeira – SP, ou seja, alerta aos produtores paulistas.

A utilização do fungo Bouveriz durante a operação do corte mecanizado por meio de um pulverizador acoplado a colhedora de cana-de-açúcar, proporcionou a redução de 60% da população de lagarta em relação a testemunha após 30 dias da aplicação. Resultado fantástico para manejo biológico.

O Beauveria bassiana também é uma solução biológica para o Sphenophorus levis. Apresentou resultado de 42% de eficiência quando comparado a testemunha numa usina da região de Piracicaba.

A aplicação de Bouveriz para reduzir de forma mais rápida a população de Diatraea saccharalis foi muito interessante, pois de 24000 brocas por hectare conseguimos cair para 6000 brocas por hectare em 45 dias. O Bouveriz é mais interessante que a Cotésia somente quando a população é elevada (mais que 10000 brocas/ha).

Recomendações para transporte, aplicação, dosagem e armazenamento do fungo Beauveria bassiana para o controle biológico de broca-da-cana, Sphenophorus, broca-gigante, mandavorá, moleque da bananeira, broca-do-café, entre outros, consulte nosso departamento técnico.


produtos
RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo
Rua das Orquídeas, 29 – Chácara Recreio Planalto – CEP 14176-416 – Sertãozinho/SP
E-mail: biocontrol@biocontrol.com.br