Tecnologia Agrícola
Vespa Ú a aposta para o controle de percevejo da soja

Imagem retirada de http://www.grupocultivar.com.br/noticias/vespa-e-a-aposta-para-o-controle-de-percevejo-da-soja
Imagem retirada de http://www.grupocultivar.com.br/noticias/vespa-e-a-aposta-para-o-controle-de-percevejo-da-soja

O percevejo é uma das pragas que mais assolam as lavouras de soja. Por atacar na fase do enchimento de grãos, ele pode causar um prejuízo de até 50% da plantação aos agricultores. Os defensivos químicos que atuam no combate da praga nem sempre são efetivos, uma vez que ela torna-se resistente a eles, com o tempo.

Uma boa alternativa para o combate de pragas como o percevejo é o controle biológico, que consiste no controle das pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. Nesse sentido, a Koppert vem desenvolvendo pesquisas para o controle do percevejo, e a presenta os resultados na AgroBrasília 2017.

Ainda em fase de registro e já testada com sucesso, a nova tecnologia apresentada pela empresa é uma vespa que atua no controle do percevejo nas lavouras de soja. O parasitoide age identificando os ovos da praga e bota nele o seu próprio ovo. Dessa forma, em vez de nascer um percevejo, nasce uma vespa – que não corre o risco de virar praga, uma vez que, sem alimento suficiente, tem sua população naturalmente aniquilada.

As vespas tem sido mais eficazes que os defensivos químicos pois, além de não enfrentarem a resistência das pragas, chegam nas folhas inferiores da planta, onde o químico não alcança. Além disso, não possui toxicidade, não mata os inimigos naturais das pragas e não gera resíduos


Fonte: Cultivar, escrita por Isabella Lucas


RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo
Rua das Orquídeas, 29 – Chácara Recreio Planalto – CEP 14176-416 – Sertãozinho/SP
E-mail: biocontrol@biocontrol.com.br